Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto institui campanha para a castração de animais no ES

    Uma campanha de controle populacional de cães e gatos e ações educativas sobre a responsabilidade de possuir um animal de estimação. Este é o propósito um projeto protocolado pelo deputado Doutor Hércules (PMDB) na assembleia Legislativa (Ales).

    De acordo com o texto da proposta, a campanha deverá ser realizada anualmente, durante o mês de outubro, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), por meio do Centro de Controle de Zoonoses, em parceria com clinicas veterinárias. O período foi escolhido porque a partir de 4 de outubro comemora-se a Semana Mundial dos Animais.

    Durante o evento esses estabelecimentos farão a castração de caninos e felinos, não importando o sexo, gratuitamente para os animais de rua e a preços populares para proprietários de baixa renda, previamente cadastrados. Será função da Sesa divulgar a importância do evento e firmar parcerias com a iniciativa privada, fundações, autarquias e órgãos públicos.

    Após o cadastramento das empresas parceiras na campanha a Sesa deverá informar para a população, por meio de listagem, os estabelecimentos, a localização de cada uma das clínicas e o preço popular estipulado de acordo com o porte, sexo e espécie do animal.

    O projeto prevê também a distribuição de folhetos com informações sobre os cuidados necessários com os animais domésticos, como vacinação, vermifugação, legislação vigente e noções de saúde, além da importância de adotar animais de rua. Todo os animais castrados receberão uma identificação, um tipo de tatuagem, na orelha ou de outra forma visível e permanente.

    Para o deputado Doutor, a procriação desordenada e o abandono de cães e gatos geram sérios problemas. “A procriação desordenada e abandono irresponsável de cães e gatos, motivados pela ignorância ou falta de recursos, resultam numa série de problemas graves, tanto para os animais quanto para a população”, explica ele.

    “A solução definitiva desses problemas é a esterilização em massa de cães e gatos”, argumenta o deputado. No próximo dia 23 ele presidirá uma sessão especial para discutir políticas públicas de proteção e defesa dos animais. O evento terá início às 19 horas, no Plenário “Dirceu Cardoso”, no térreo do Palácio Domingos Martins, sede da Ales.

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-institui-campanha-para-a-castracao-de-animais-no-es/2005694

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)