Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Livro sobre Amocim Leite é lançado na Assembleia

    O escritor capixaba Eliezer Nardoto lançará na próxima segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa (Ales), o livro “Com ódio, não. Com Amocim”, que narra a trajetória do político Amocim Leite, ex-prefeito de São Mateus, região litoral Norte do Espírito santo.

    O lançamento acontece a partir das 19 horas, no Salão Nobre da Casa. O autor relata a vida de Amocim Leite por meio de fotos, recortes de jornais e de sua própria experiência. Nardoto explica que a publicação eleva a auto-estima da população negra, muitas vezes à margem da sociedade.

    Amocim Leite foi vereador por dois mandatos nas décadas de 50 e 60 e alcançou três mandatos como prefeito municipal nos anos de 1972, 1982 e 1992. O livro de Nardoto tem 112 páginas e traz uma contextualização histórica da cidade, população da época e ambiente político até chegar ao personagem principal.

    O personagem

    Amocim Leitefoi o único prefeito negro de São Mateus. Asfaltou as primeiras ruas do Centro, modernizou a iluminação pública e implantou o primeiro pronto-socorro da cidade. Também restaurou o Casario do Porto, inclusive doando o terreno para a implantação do Projeto Araçá.

    Porto de São Mateus

    Mesmo sendo o município mais negro do Espírito Santo, São Mateus era dominado por brancos. Amocim Leite lutou pela inclusão social do negro, se transformando em legítimo representante da raça.

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações637
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/livro-sobre-amocim-leite-e-lancado-na-assembleia/2392019

    Informações relacionadas

    Ales sedia lançamento de livro sobre Amocim Leite

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)