Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Rezende sugere mais tempo para o pai cuidar do bebê

    Na ausência da mãe, por morte, internação hospitalar ou até abandono do recém-nascido, a licença paternidade deve ser estendida, defende o deputado Luciano Rezende (PPS). O parlamentar apresentou Indicação nesse sentido ao Governo do Estado e está negociando para materializar a sugestão.

    A Indicação é uma ferramenta que o deputado utiliza quando, por força constitucional, se vê impedido de apresentar sua ideia em forma de projeto de lei. Rezende preferiu trabalhar nos dois sentidos: apresentou o Projeto de Lei nº 62/2012, em tramitação na Assembleia Legislativa (Ales), e a Indicação no 123/2012, já encaminhada ao Governo do Estado.

    A licença maternidade de seis meses é assegurada às servidoras públicas estaduais, efetivas ou ocupantes de cargos comissionados. Um tempo em que a mãe pode se dedicar ao recém-nascido, cuidar dele em tempo integral, amamentá-lo. Aos seis meses de idade, o bebê é então deixado aos cuidados de outra pessoa – familiares, babás ou creches – para que a mãe possa retornar ao trabalho.

    Aos pais é reservada uma licença de apenas cinco dias, tempo que hoje não é estendido caso algo aconteça com a mãe. Médico, o deputado Luciano Rezende acredita que o pai deve ter a oportunidade de cuidar do filho caso a mãe do recém-nascido morra, ou até mesmo em caso de abandono

    De acordo com o deputado, o tempo ideal é o mesmo hoje garantido às mulheres: seis meses. No caso de internação decorrente de complicações no parto – em que o recém-nascido recebe alta, mas a mãe permanece no hospital – a licença paternidade também deve ser estendida, defende Luciano Rezende.

    Atualmente, o homem precisa recorrer à justiça para conseguir ficar mais tempo perto do bebê, lamentou o deputado. Luciano Rezende assinalou que a criança tem personalidade e valores definidos ainda na primeira idade. A função de estabelecer valores não pode ser delegada à escola, mas à família, continuou, reforçando a necessidade de os pais ficarem o maior tempo possível com os filhos.

    Alertou que, sem a construção de valores no tempo certo, mais tarde não há como tentar fazer isso. E a deformidade moral pode levar ao delito, ao crime. Ponderou que a licença restrita somente à mãe é uma lacuna que precisa ser preenchida, e apelou para a sensibilidade do governador Renato Casagrande (PSB) e das Secretarias de Estado que têm relação com o tema.

    Aída Bueno Bastos / Web Ales

    (Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rezende-sugere-mais-tempo-para-o-pai-cuidar-do-bebe/3039759

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)