Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dias do Filósofo e do Imigrante Polonês no calendário estadual

    Quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

    10h33

    O governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB), sancionou na terça-feira (23) duas proposições de autoria do deputado Luciano Pereira (PSB) e que foram aprovadas na Assembléia Legislativa do Espírito Santo (Ales) este ano. As Leis nº 9.092 e 9.093 foram publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (24) e passam a valer a partir desta data.

    A primeira delas institui o Dia Estadual do Filósofo, a ser comemorado anualmente em 26 de fevereiro. A matéria surgiu com o Projeto de Lei nº 313/2008 e, na justificativa, o autor argumentou que "O diálogo ‘entre quem e sobre o quê?’ é a grande questão no cerne da celebração do Dia do Filósofo. Que seja produzido um olhar sobre o mundo e uma nova leitura crítica dos nossos conceitos e modos de pensar. A filosofia é um exercício de pensamento e o pensar está vinculado às experiências diárias" .

    E acrescentou que "o Dia do Filósofo é um exercício coletivo de pensamento livre, racional e informado, sobre grandes desafios do nosso tempo. A Lei tem o fim de resgatar a imagem do filósofo e que seu dia sirva de exercício ao pensamento em relação à vida e às atitudes de cada ser humano".

    Já a Lei nº 9.093 institui o Dia Estadual do Imigrante Polonês, a ser comemorado, anualmente, no dia 03 de maio. No Projeto de Lei nº 284/2008, o deputado Luciano Pereira afirmou que os poloneses representam quase 30% da população do município de Águia Branca e que também estão presentes em outras cidades, como Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Colatina, João Neiva, São Gabriel da Palha, Linhares, São Mateus, São Domingos do Norte, Santa Teresa, entre outros.

    "Dessa maneira, a Lei servirá como forma de respaldar todo um projeto pessoal e coletivo que foi e está sendo construído pelos imigrantes poloneses e descendentes - não somente em benefício da própria etnia, como também em prol do misto de raças que forma nosso Estado - visando resgatar e preservar a cultura dos imigrantes e seus descendentes", pontuou.

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dias-do-filosofo-e-do-imigrante-polones-no-calendario-estadual/456838

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)