Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comercialização de madeira ilegal é tema de projeto na AL

    O comércio ilegal de madeiras no Espírito Santo é o foco do Projeto de Lei 204/2009, de autoria da deputada Luzia Toledo (PTB). O PL prevê a cassação da eficácia da inscrição no cadastro de contribuintes do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS, dos estabelecimentos comerciais e industriais que venderem ou utilizarem madeira extraída ilegalmente das florestas brasileiras. A matéria deverá entrar em votação no segundo semestre legislativo, com início nesta segunda-feira (3).

    A irregularidade inabilita o estabelecimento à prática de operações relativas à circulação de mercadorias e de prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. Além de impedir o estabelecimento de praticar operações relativas à circulação de mercadorias e de comunicação aos sócios, pessoas físicas ou jurídicas, comum ou separadamente, do estabelecimento penalizado.

    Também será impedido de exercerem, mesmo que em estabelecimentos distintos, o exercício da mesma atividade, a proibição de entrarem com pedido de inscrição de nova empresa, no mesmo ramo de atividade, ao gerente ou preposto, ainda que temporariamente ou a qualquer título, do estabelecimento penalizado pertencer ao quadro administrativo como sócio, diretor-gerente ou gestor de negócios, de empresa ou estabelecimento comercial que pretenda sua inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS.

    Tais restrições prevalecerão pelo prazo de cinco anos após a data de cassação. Durante esse período será vedado a restituição ou autorização para o aproveitamento como crédito fiscal do valor do imposto que tiver sido utilizado como crédito pelo estabelecimento destinatário; a restituição ou autorização para aproveitamento de saldo de crédito existente na data do encerramento das atividades de qualquer estabelecimento.Bem como a transferência de saldo de crédito de um estabelecimento para outro estabelecimento

    De acordo com a proposição, será de responsabilidade do Poder Executivo a divulgação através do Diário Oficial do Estado a relação dos estabelecimentos comerciais penalizados com base no disposto nesta Lei, fazendo constar os respectivos CNPJ e endereços de funcionamento.

    A prática da comercialização da madeira extraída ilegalmente das florestas capixabas causa danos não só à receita tributária estadual, como também ao meio ambiente. E o Poder Público não tem capacitação para fiscalizar e punir com o rigor necessário o comércio ilegal de madeira. Afinal, a equipe de fiscais é pequena e a legislação vigente não inibe com rigor esse crime.

    Deputada Luzia Toledo

    “Encerrar imediatamente seu cadastro como pessoa jurídica seria uma medida bem-vinda, pois as punições previstas pela legislação vigente, baseadas apenas em multas (na maioria das vezes de valor pequeno) e na apreensão temporária da mercadoria, têm se revelado insuficientes para combater esse crime”, justifica a parlamentar proponente.

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comercializacao-de-madeira-ilegal-e-tema-de-projeto-na-al/1605831

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)