Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Marcelo quer exploração de jazida capixaba de sal-gema

    O deputado Marcelo Santos (PTB) defendeu nesta segunda-feira (21), da tribuna da Assembleia Legislativa (Ales), a exploração da jazida de sal-gema localizada em Conceição da Barra, região Norte do Espírito Santo. De acordo com ele, trata-se da maior jazida da América Latina e o Governo Federal não quer permitir a exploração.

    Segundo o parlamentar, a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é consequência de um pedido feito pela governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Farias (PSB). Ela teria alegado que a exploração poderia fechar postos de trabalho e impactar a economia da região de Mossoró, que giram em torno do sal-gema.

    “O receio da governadora Wilma está nos 19 bilhões de toneladas de sal de primeira qualidade de nossa jazida que, segundo a Petrobras, pode ser explorada por 50 anos ou mais, usando as mais inovadoras máquinas de extração”, disse Marcelo Santos.

    O deputado salientou que as maiores montadoras mundiais anunciam, para 2010, o lançamento de carros elétricos. Os veículos, que usariam bateria de lítio, agora deverão usar baterias de cloreto de sódio, que é extraído do sal-gema.

    “Não queremos contaminar o mercado, ou mesmo competir com os potiguares (nascidos no Rio Grande do Norte). Nosso propósito é ser parceiro e, juntos, fortalecer e engrandecer o mercado salineiro brasileiro”, explicou o parlamentar.

    Marcelo conclamou os políticos e empresários capixabas a se engajar nessa luta: “Esta Casa não pode se abster desse debate. Temos que aprofundar mais o tema, chamar para a discussão o ministro das Minas e Energia, convocar a nossa bancada federal, os nossos pares, a Petrobras e autoridades que estejam interessadas nesse importante tema”.

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações635
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marcelo-quer-exploracao-de-jazida-capixaba-de-sal-gema/1897398

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)