jusbrasil.com.br
17 de Dezembro de 2018
    Adicione tópicos

    Livro sobre Amocim Leite é lançado na Assembleia

    O escritor capixaba Eliezer Nardoto lançará na próxima segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa (Ales), o livro “Com ódio, não. Com Amocim”, que narra a trajetória do político Amocim Leite, ex-prefeito de São Mateus, região litoral Norte do Espírito santo.

    O lançamento acontece a partir das 19 horas, no Salão Nobre da Casa. O autor relata a vida de Amocim Leite por meio de fotos, recortes de jornais e de sua própria experiência. Nardoto explica que a publicação eleva a auto-estima da população negra, muitas vezes à margem da sociedade.

    Amocim Leite foi vereador por dois mandatos nas décadas de 50 e 60 e alcançou três mandatos como prefeito municipal nos anos de 1972, 1982 e 1992. O livro de Nardoto tem 112 páginas e traz uma contextualização histórica da cidade, população da época e ambiente político até chegar ao personagem principal.

    O personagem

    Amocim Leitefoi o único prefeito negro de São Mateus. Asfaltou as primeiras ruas do Centro, modernizou a iluminação pública e implantou o primeiro pronto-socorro da cidade. Também restaurou o Casario do Porto, inclusive doando o terreno para a implantação do Projeto Araçá.

    Porto de São Mateus

    Mesmo sendo o município mais negro do Espírito Santo, São Mateus era dominado por brancos. Amocim Leite lutou pela inclusão social do negro, se transformando em legítimo representante da raça.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)