Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PR facilita acompanhamento da ação legislativa pela internet

    O deputado Gilsinho Lopes (PR) protocolou na Assembleia Legislativa (Ales) o Projeto de Resolução 28/2011, regulamentando o artigo 27, parágrafo 4º da Constituição Federal, que determina a iniciativa popular no processo legislativo estadual.

    O projeto traz várias novidades, sendo a principal delas a possibilidade de qualquer cidadão abrir um site na internet e colher assinaturas para um projeto de lei ou uma proposta de emenda constitucional que, uma vez apresentado à Ales, poderá ser votado pelos deputados. Os interessados poderão acompanhar a tramitação da proposta e defendê-la antes da votação.

    “O objetivo é aproximar a população do Poder Legislativo estadual. Esta é a primeira de algumas medidas que iremos apresentar para permitir que o povo participe mais ativamente do processo político do Espírito Santo. Queremos facilitar o acesso dos cidadãos na apresentação dos seus projetos”, argumenta Gilsinho Lopes.

    Dentre as inovações propostas por Gilsinho, destacam-se as seguintes:

    - O cadastro no site poderá ser feito com ou sem assinatura digital. Quem não tiver certificado digital, poderá confirmar manifestação de vontade por meio de troca de correspondência com o administrador responsável pelo manifesto;

    - Simplifica o recebimento das proposições populares pela Assembleia, que passa a ser responsável pela conferência;

    - Amplia e garante a participação popular no acompanhamento da tramitação da proposição, sua defesa e escolha do deputado que irá defendê-la;

    - Dá prioridade à tramitação das propostas populares;

    - Possibilita que a Ales divulgue os manifestos de iniciativas populares, podendo, conforme o avanço dos meios tecnológicos, inserir em seu próprio site um sistema onde a população poderá aderir aos manifestos que eles próprios lançarem.

    Da redação / Web Ales

    (Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pr-facilita-acompanhamento-da-acao-legislativa-pela-internet/2910396

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)