Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Certidões de dívida ativa aceitas por tabelionatos

    O deputado Rodney Miranda (DEM) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 133/2012 que propõe, por meio de alteração na Lei nº 4.847/1993, a possibilidade de encaminhar para protesto os títulos executivos representativos de créditos do Estado, de qualquer natureza, vencidos, e que se encontrem em qualquer fase de cobrança administrativa ou judicial, desde que inscritos em dívida ativa.

    “Assim, em nosso entender, merece registro e acolhimento, o estabelecimento da dispensa, do Estado, do pagamento dos valores dos emolumentos destinados aos Tabeliães de Protesto, das custas, contribuições e outras despesas, relativas à apresentação para protesto dos títulos de seus créditos”, justifica o deputado.

    O projeto está em tramitação na Casa.

    No Espírito Santo, foi editada a Lei nº. 4.847, de 30 de dezembro de 1993, dispondo sobre a contagem, cobrança e pagamento das despesas do processo e emolumentos remuneratórios dos serviços judiciários ou extrajudiciários e da taxa judiciária.

    De acordo com o deputado Rodney Miranda, a proposta apresentada pretende alterar tal norma legal, com o objetivo de contribuir para a garantia e elevação do índice de recuperação de créditos de uma maneira menos onerosa e mais célere, bem como reduzir, se não evitar, as diversas execuções que abarrotam o Judiciário.

    Larissa Lacerda / Web Ales

    (Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/certidoes-de-divida-ativa-aceitas-por-tabelionatos/3150692

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)