Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Encontro sobre imigração italiana movimenta Iconha

    A imigração italiana no Estado será comemorada em Iconha com um encontro cultural às 18 horas desta sexta-feira (29), na praça central da cidade localizada ao lado do do Espaço Cultural Zoé Rodrigues Misságia. O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal e a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

    A Banda Musical 13 de Junho, que tem mais de 20 anos de tradição, fará apresentações. Regida pelo maestro Gabriel Marone, a banda possui 60 componentes e é mantida pela Prefeitura Municipal de Iconha.

    Os convidados poderão visitar o Espaço Cultural Zoé Rodrigues Misságia, que abriga o Museu Histórico Municipal, a Sala de Artes Plásticas Marcantônio Villaça, a Biblioteca Pública Municipal, o Telecentro Municipal e o Instituto Histórico Geográfico de Iconha.

    Durante o Encontro Cultural haverá apresentações folclóricas. Os visitantes poderão, ainda, conferir o artesanato da fibra de bananeira produzido pela Associação de Artesãos de Iconha (Assoarti).

    Efervescência cultural

    As primeiras famílias italianas chegaram a Iconha em 1877. A chamada “imigração em massa” se deu até o ano de 1900. Hoje, cerca de 90% da população de Iconha é de descendentes de italianos.

    Na década de 1970 foi realizado, em Iconha, o “Primeiro Festival da Canção Italiana”, que até a sétima edição acontecia na comunidade de Campinho, terra natal do arcebispo emérito de Vitória, dom Silvestre Scandian.

    O festival foi idealizado por Onório Bonadiman, já falecido, que costumava reunir sua família de 15 filhos, nas tardes de sábado e aos domingos após a reza, para cantarolar as tradicionais canções italianas.

    O Festival da Canção Italiana ganhou grande dimensão e logo a comunidade de Campinho não comportava mais um evento daquela magnitude. Fo então transferido para o Clube Ítalo Brasileiro de Vitória.

    Em 1992, a comunidade de Solidão realizou uma festa denominada “Festival da Polenta”, hoje mais conhecida como “Festa da Polenta de Solidão”. Esse evento foi idealizado por Lauromir Gobetti e seu avô, Caetano Gobetti, já falecido. Teve o objetivo de angariar fundos para a construção de uma igreja naquela localidade.

    Iconha possui um espaço cultural onde abriga um grande acervo de objetos trazidos da Itália pelos primeiros assentados. O museu da Casa da Cultura é aberto à visitação durante toda a semana.

    Da Redação/Web Ales

    (Reprodução autorizada mediante citação da Web Ales)

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações542
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/encontro-sobre-imigracao-italiana-movimenta-iconha/3166681

    Informações relacionadas

    Gabriel Hoff, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Cidadania Italiana pela "via materna": Breve análise legal e jurisprudencial

    Karina Sasso, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Mulher na linha de descendência compromete o direito à cidadania italiana?

    Caio Merces Sa, Advogado
    Artigosano passado

    Cidadania Italiana

    Fernanda Siqueira, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    Entre a “italianità” e a brasilidade - O direito à cidadania italiana

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)